16
mai
América do Sul, Experimentar, Fotografar

Medellín: comida, diversão e arte

Em um vale de montanhas das Cordilheiras dos Andes, no alto de 2.200 metros, está localizada a charmosa Medellín. Terra de Botero, o adorador de gordinhos, e de Pablo Escobar, que dispensa associações (mas foi eternizado por Botero na pintura abaixo), Medellín é a segunda maior cidade da Colômbia, e riquíssima em cultura como a capital Bogotá.

Medellin (24)

Surpreendente é um adjetivo extensivo à Colômbia inteira, e Medellín não é exceção: os paisas, como são conhecidos os moradores da região, dão um show de recepção a turistas que visitam a cidade, e fazem questão de mostrar tudo que existe de melhor, lembrando, com certo rancor, que há dez anos tudo isso sequer existia por conta do cartel de drogas da cidade.

Medellin (25)

A história triste da Colômbia ficou pra trás, sendo sobreposta pelo legado pré-colombiano presente nos museus e a abundância cultural da gastronomia e artesanato, que inclui muito ouro e esmeralda.

Medellin (11)

Rionegro é a cidade metropolitana localizada 400 metros acima de Medellín, e onde fica o aeroporto, é também região serrana e o caminho para destinos como Guatapé, a represa em meio a uma belíssima paisagem que tem como pano de fundo 200 metros de rocha monolítica e 700 degraus para quem se animar em ter 360° de uma vista privilegiada da região. É lá que os locais passam o final de semana longe do movimento da cidade.

Medellin (9)

Medellin (3)

Medellin (28)

Medellin (7)

Antes disso, e se sua chegada for muito cedo ao aeroporto, ‘no te olvides’ de tomar um típico café da manhã no hotel Las Lomas, a 2 minutos dali. Uma varanda aconchegante com um clima de hotel fazenda chique te preparam para um dia intenso. O cardápio? Feijão, arroz, linguiça, arepas (uma mistura de tapioca com pão sírio) e, claro, o café colombiano.

Para quem é mais urbano, não faltam opções na capital do departamento de Antioquia. Em Medellín é possível visitar, gratuitamente, as famosas pinturas de Botero e algumas de suas esculturas no Museu de Antioquia, em três andares de museu que abrigam obras de outros autores latinos. E em frente ao museu, na Praça Botero, encontram-se dezenas de esculturas gigantes e rechonchudas do mesmo autor. Uma ótima opção para um passeio beliscando um dos snacks favoritos dos colombianos: bananas chips.

Medellin (13)

Medellin (14)

Medellin (18)

Medellin (19)

A melhor pedida para um café colombiano sempre será Juan Valdez, nas ruas movimentadas ou nos grandes shoppings, como o Santafé Medellín, o maior da cidade localizado na nobre região de El Poblado.

Na cidade, ao lado da Praça Botero, não deixe de visitar o Museu de Antióquia, onde estão várias pinturas e esculturas do Botero.

Medellin (21)

Medellin (22)

Medellin (23)

Medellín é uma cidade para 5 dias intensos. Como diz o slogan da Colômbia, o perigo é você querer ficar.

Como chegar:

Voos diários de Bogotá a Medellín pela Copa e Avianca.

Endereços:

Hotel Las Lomas: Glorieta Aeropuerto Internacional Jose Maria Cordoba.

O hotel que eu fiquei em Medellín foi o Hotel Park 10, e gostei muito!

Represa de Guatapé: siga por 50 km na direção oposta a Medellín, por Rionegro.

Museu de Antióquia: Carrera 52 nº52-43.

Shopping Santafé: Cra, 43A No. 7 sur-170, Avenida El Poblado.