09
fev
América do Norte, Experiência, Fotografar

O que visitar em Detroit

Guarulhos – Nova Iorque | Nova Iorque – Detroit

Este era o destino final de um janeiro em que o dólar valia menos que 3 reais e a curiosidade vinha de tempos: o que acontecera com Detroit depois que sua pujança se abalou por uma asiática?

01 - Detroit Heidelberg Project (3)

Detroit é a mais importante cidade do Michigan, fronteira com o Canadá e catalisadora de boa fatia do PIB dos Estados Unidos nos anos 50. A São Paulo do Brasil. O ABC inteiro.

Agora imagine uma cidade inteira como São Paulo abandonada.

A migração de mais de 1 milhão de americanos residentes para as cidades arredores era enorme, e marcava o caminho para decadência, quando uma nação, em 2013, anuncia a falência de uma cidade. Era como amputar um membro do corpo e negá-lo eternamente por sua existência. Detroit era, então, entregue ao que restasse dos vândalos e já excluída sociedade americana, onde 25% da população se encontra abaixo do nível de pobreza e metade das mortes da cidade são causadas por homicídios.

01 - Detroit Heidelberg Project (18)

01 - Detroit Heidelberg Project (19)

A violenta cidade, hoje, rifa seus imóveis a preços de Mustang. Prédios que abrigaram a aorta de um país inteiro de longe lembram um cenário de The Walking Dead.

Paro em frente a estação Michigan, de costas a uma simpática esquina de prédio triangular que certamente recebeu pessoas interessantes em um café. Hoje, um prédio neoclássico dos anos 30 é deixado de lado como feito com a linha de trem.

Sem que uma bomba sequer tivesse atingido a cidade, Detroit hoje se encontra em ruínas. Suas fábricas abandonadas viram palco para violência, abrigo e arte. Prédios que um dia foram fábricas da Ford, Pontiac, Packard, são tomados por grafites e até moradia de quem por lá restou.

01 - Detroit Heidelberg Project (13)

Logo mais, o mais interessante: um projeto autônomo e artístico nomeado The Heidelberg Project: tudo que foi deixado para trás de um dia para o outro, é exposto nos quintais e nas ruas, que dividem o encanto do sonho americano com diversas bolas coloridas pintadas no asfalto.

01 - Detroit Heidelberg Project (24)

01 - Detroit Heidelberg Project (51)

01 - Detroit Heidelberg Project (40)

01 - Detroit Heidelberg Project (45)

01 - Detroit Heidelberg Project (34)

01 - Detroit Heidelberg Project (29)

01 - Detroit Heidelberg Project (39)

01 - Detroit Heidelberg Project (46)

01 - Detroit Heidelberg Project (37)