15
jan
América do Sul, Fotografar

10 dias na Patagônia – dia 5

Aquele passeio que conseguimos fechar no dia seguinte do blackout de internet e telefone enfim aconteceria. Foi no quinto dia que saímos mais cedo do que o dia anterior em um passeio para uma cidade ao Norte, 220 km de distância de El Calafate, próximo à fronteira do Chile e junto ao Parque Nacional Torres del Paine: El Chaltén.

Fundada em 1985, El Chaltén é a cidade mais nova da Argentina, além de ser a mais próxima do Monte Fitz Roy, famosa referência aos amantes do montanhismo. Desta vez saímos de El Calafate às 07h00 e, depois de buscar os demais integrantes do passeio em seus hotéis e albergues, encaramos 3 horas de ônibus.

A estrada não difere da minha descrição de nossa chegada de avião à Patagônia, e dentro do ônibus um guia nos distraía em inglês e espanhol, interrompendo nosso sono para pegar os vouchers, nos dar água e alfajor (aliás, o melhor que já provei, da Milka) e parar em alguns lugares da estrada para que tirássemos foto, além de nos aconselhar a usar cinto de segurança a partir da primeira parada, já que o trecho era propício para turbulências. Devido aos fortes ventos no descampado da região, o ônibus poderia chacoalhar como se fosse um avião em dias de chuvas fortes, e isso acontecia também porque durante o intervalo eu abri todas as janelas do ônibus, inclusive a saída superior que funciona como um semi conversível, para que o ar ficasse um pouco mais arejado.

Argentina_Dia 05_El Chaltén e Glaciar Viedma (13)

A chegada a El Chaltén foi incrível também porque tivemos sorte de fazer este passeio em um dia de muito sol. De longe avistamos Fitz Roy, que embeleza a pequena cidade como um quadro na parede.

Argentina_Dia 05_El Chaltén e Glaciar Viedma (2)

 

Argentina_Dia 05_El Chaltén e Glaciar Viedma (8) Argentina_Dia 05_El Chaltén e Glaciar Viedma (10) Argentina_Dia 05_El Chaltén e Glaciar Viedma (11)
Argentina_Dia 05_El Chaltén e Glaciar Viedma (14) Argentina_Dia 05_El Chaltén e Glaciar Viedma (15)

Paramos para fazer a distribuição de carros: para um lado quem iria fazer o trekking no gelo, e na van as 15 pessoas (como eu) que fariam parte apenas do passeio mais simples, que nos levaria até uma cabana mais distante para um almoço e depois o passeio de barco para ver o Glaciar Viedma.

Na van paramos algumas vezes para fotografar visuais como estes, até chegar ao restaurante todo de madeira onde nos serviram muita comida!

Argentina_Dia 05_El Chaltén e Glaciar Viedma (17)Argentina_Dia 05_El Chaltén e Glaciar Viedma (26) Argentina_Dia 05_El Chaltén e Glaciar Viedma (28) Argentina_Dia 05_El Chaltén e Glaciar Viedma (30) Argentina_Dia 05_El Chaltén e Glaciar Viedma (35) Argentina_Dia 05_El Chaltén e Glaciar Viedma (44) Argentina_Dia 05_El Chaltén e Glaciar Viedma (45) Argentina_Dia 05_El Chaltén e Glaciar Viedma (48)

Duas horas depois voltamos pelo caminho de 40 minutos de uma estrada de cascalho para chegar ao glaciar, onde pegamos um barco e seguimos por mais uma hora para chegar até próximo ao Glaciar Viedma. O passeio é muito bonito. Confesso que não me canso de apreciar o gelo azul das geleiras, mas nada é igual a Perito Moreno, e no meio do caminho penso que poderia ter feito o passeio completo com o trekking, que seria muito mais proveitoso do que só pular de uma van para um barco.

Argentina_Dia 05_El Chaltén e Glaciar Viedma (51) Argentina_Dia 05_El Chaltén e Glaciar Viedma (54) Argentina_Dia 05_El Chaltén e Glaciar Viedma (55)Argentina_Dia 05_El Chaltén e Glaciar Viedma (57) Argentina_Dia 05_El Chaltén e Glaciar Viedma (62) Argentina_Dia 05_El Chaltén e Glaciar Viedma (64) Argentina_Dia 05_El Chaltén e Glaciar Viedma (65) Argentina_Dia 05_El Chaltén e Glaciar Viedma (67) Argentina_Dia 05_El Chaltén e Glaciar Viedma (69) Argentina_Dia 05_El Chaltén e Glaciar Viedma (71) Argentina_Dia 05_El Chaltén e Glaciar Viedma (72) Argentina_Dia 05_El Chaltén e Glaciar Viedma (73) Argentina_Dia 05_El Chaltén e Glaciar Viedma (80) Argentina_Dia 05_El Chaltén e Glaciar Viedma (83)

Na volta, já com o barco cheio e suado de todos os demais que estavam no ônibus e fizeram o trekking no gelo, distribuíram água e alfajor enquanto a maioria voltava capotada de sono, enquanto o barco tentava de desprender de um pedaço de gelo que havia prendido embaixo, nos deixando “encalhado” por uns 30 minutos.

Argentina_Dia 05_El Chaltén e Glaciar Viedma (85) Argentina_Dia 05_El Chaltén e Glaciar Viedma (86)

Uma coisa é fato: voltarei a Patagônia em uma outra viagem, e com certeza colocarei nos planos 2 dias em El Chaltén, uma cidade que fiquei com muita vontade de conhecer mais.

Argentina_Dia 05_El Chaltén e Glaciar Viedma (89)