28
nov
América do Norte, Experimentar

A cervejaria do governador

Há uma pequena diversidade de coisas a se fazer em Denver, e dentre elas há de se considerar o que o Colorado produz muito bem além de neve: cerveja! A minha nova favorita se chama Blue Moon, que foi uma indicação de uma amiga americana quando disse que gostava de cervejas belgas, e que prometi a ela que provaria quando fosse aos Estados Unidos. Se tivesse me lembrado da promessa alguns dias antes de embarcar, teria programado uma visita a Golden, 30 minutos de Denver, para degustá-la na sede da MillerCoors, sua fabricante. Não deu tempo mas pesquisei: é possível degustar cervejas de graça de quinta a sábado (10hs – 16hs) e domingos (12hs – 16hs) no inverno, e todos os dias no verão.

Wynkloop

Wynkloop

Sem tempo e sem carro, optei por algo próximo ao hotel, que desse para ir andando e voltar cambaleando: Wynkloop Brewery Company, fundada em 1988 pelo atual governador do Colorado, John Hickenlooper, antes de ele ingressar na política. Todas as cervejas da marca são feitas em um prédio que ocupa meio quarteirão do endereço 1634 18th Street em Denver, e o antigo depósito comprado a preço de banana e transformado em um bar e uma cervejaria artesanal. O tour com degustação de 4 cervejas é gratuito de terça a sábado à tarde, e dura 20 minutos.

Wynkloop

Wynkloop Wynkloop Wynkloop Wynkloop Wynkloop

Depois da visita guiada no porão do prédio, nada melhor que curtir o happy hour no bar e escolher um chopp da cerveja que mais gostou (no meu caso, a Rail Yard) e, quem sabe, se aventurar na especialidade da casa, e que faz da cervejaria um lugar único: provar a Rocky Mountain Oyster Stout. Ficou curioso? Bom, esta é uma cerveja preta feita como qualquer outra, com água, lúpulo, malte, adicionada de cevada torrada, sete maltes especiais e alguns ingredientes que a tornam característica por seu sabor de chocolate, amêndoas e café, mas que com certeza você não os sentirá quando souber que, na verdade, o que traz à cerveja seu sabor são os 3 testículos de búfalo que são torrados, cortados e adicionados a cada barril (como aqueles de vinho) antes de virarem uma viscosa e saborosa cerveja servida naqueles canecões. Delícia, hein!? Eu não encarei porque não sou muito fã de cerveja preta (aham…) mas se servir de consolo, pedi nachos com um molho pra lá de apimentado.

Wynkloop Wynkloop Wynkloop

Wynkloop

Oyster Stout(foto divulgação. Fonte: www.beerpulse.com)

Além da Wynkloop há outras cervejarias (algumas artesanais) na região, e que gostaria de ter ido, mas não tive tempo. Deixo aqui a minha lista de pesquisa das cervejarias do Colorado:

Great Divide Brewing Company: tours de segunda a sexta (15hs e 16hs). 2201 Arapahoe St, Denver, CO

Avery Brewing: visita de segunda a sexta (16hs) e finais de semana (14hs). 5763 Arapahoe #E Boulder, CO

Boulder Beer: tours de segunda a sexta às 14hs. 2889 Wilderness Pl. Boulder, CO

Upslope Brewing Company: de quarta a sexta (16hs – 20hs) e sábados (14hs – 19hs).
1501 Lee Hill Rd. No. 20 Boulder, CO
Anheuser-Busch: tours gratuitos de quinta a segunda (10hs – 16hs) e diariamente no verão. 2351 Busch Dr. Fort Collins, CO

New Belgium Brewing Company: visitas guiadas de terça a sábado (10hs – 18hs). 500 Linden St. Fort Collins, CO

Odell Brewing Company: tours de segunda a sábado (13hs – 15hs). 800 East Lincoln Ave. Fort Collins, CO

Left Hand Brewing Company: visitas todos os sábados (13hs – 14hs). 1265 Boston Ave. Longmont, CO
  • Cinthia

    Adorei a matéria, Thaisa!
    Já estava cogitando conhecer Denver qdo fosse a Aspen, mas agora não tenho duvida de que irei!
    Ab,
    Cinthia.